quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A ÚLTIMA PAPILIO MACHAON DE 2007


Em seguimento ao meu último post, em que escrevi sobre uma lagarta de Papilio Machaon que encontrei fora da época, esta mesma lagarta passou a crisálida no último Domingo dia 9 de Dezembro, bem mais adiante da data que eu tinha previsto, em consequência do frio e da consequente diminuição do metabolismo da própria lagarta. Com esta, (e agora definitivamente a considero a ÚLTIMA DE 2007) termino o trabalho de recolha e acomodação das crisálidas para hibernação, deste ano. Para o ano, vou retirar as crisálidas, do frio, no início de Fevereiro e vou reproduzir as borboletas que nascerem primeiro, pois estas, terão maior capacidade de eclodir com temperaturas mais baixas e serão as que eu irei preferencialmente 'ajudar' a colonizar Aveiro, para que tenhamos borboletas mais resistentes e mais cedo.

1 comentário:

borboletas em azeitão (Estrelar) disse...

Eu tenho uma crisálida de Papilio mas já "sofreu" tanto porque ou está ao pé do Radiador ou está lá fora ao frio que já não sei!
É que eu não quero que as crisálidas hibnernem e sei que dá para engana las se tivermos uma boa temperatura e humidade, o que eu não tenho neste momento!