quinta-feira, 6 de setembro de 2007

MONARCA EM 2008


Já há vários anos que faço criação de borboletas em cativeiro, num pequeno borboletário situado no terraço do apartamento onde vivo, em Aveiro. Inicialmente tentei algumas espécies de Ninfalideas, mas as plantas hospedeiras, não são propriamente as plantas ideais para ter num terraço. No próximo ano de 2008, além das Papilio Machaon que continuo a criar com abundancia, irei fazer uma tentativa de criar também a famosa Monarca Americana (Danaus Plexippus), que já colonizou o Algarve e que na zona de Aveiro, já foi vista, mas não se fixa pois não existem as plantas hospedeiras, que são as Asclépias. Estou a iniciar a plantação de Asclépia Syriaca para que na próxima Primavera, já possam existir plantas suficientes para que esta maravilha da natureza, possa fixar-se. Caso estejam interessados, podem enviar email, e trocaremos impressões para podermos sincronizar esforços no sentido de conseguirmos ter uma plantinha hospedeira numa varanda, num terraço, num quintal ou num cantinho do canteiro dos nossos prédios.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu gostava de saber como é que é o teu borboletário!

Natura disse...

O meu borboletário, (neste momento está com a rede recolhida), tem 6,25m2 e 2m de altura. Três dos 4 lados, tem rede de ocultação de 80% e um lado tem rede quaqriculada de 12mm porque se for maior, as borboletas saem. A cobertura este ano foi de plastico opaco branco, mas para o ano, será de rede, para entrar mais sol. Tenho 8 Budeleias, 2 Arrudas 1 Lantana e tive 20 Asclépias. A rega é automática e é de 1 minuto de 6 em 6 horas. Não é necessário o controlo da humidade, pois estou junto ao mar onde é sempre superior a 50%.

Anónimo disse...

Eu não tenho Asclépias mas hei de ter e hei de ter algumas lagartas !

Borboletas em Azeitão

Teresa Martinho Marques disse...

As coisas que um professor descobre e aprende com um aluno... Eu "peguei-lhe" o bichinho da borboleta (ao meu "estrelar" quando ele andava no 5º ano). Este ano no sexto está imparável. Hoje deu-me a pista deste blogue que eu desconhecia, pois tenho tido pouco tempo para cultivar as nossas flores do céu. Vim espreitar, deixar parabéns pelo magnífico projecto pessoal e pelo blogue! Votos de muito sucesso!

Marcia Mercador disse...

Tenho uma vontade enorme de ter um borboletário, mas não faço a menor idéia de como começar, gostaria que vocês pudessem me ajudar.Aguardo ansiosa uma resposta.