sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Crisálidas em teste

Dizem os especialistas que a Monarca (Danaus Plexippus) hiberna na forma adulta e só na forma adulta. Acontece que nas minhas pesquisas, encontrei um artigo sobre curiosidades, onde dizia que a crisálida da Monarca, passava muitas vezes, o Inverno no local de postura, por não ter tido tempo de eclodir, devido à temperatura já ser demasiado baixa para evoluir para o estado adulto, atravessando assim, todo o Inverno. Depois disto, resolvi encomendar algumas das crisálidas de Monarca, que ainda estam à venda e vou colocá-las a uma temperatura relativamente baixa, para testar se suportam todo o Inverno (apróximadamente 6 meses) até à próxima Primavera. Caso resulte, isso seria uma solução, para as crisálidas de fim de Verão serem colocadas neste estado letargico, para poderem atravessar todo o Inverno e poder tê-las em cativeiro no inicio do próximo ano. Veremos se se confirma.

4 comentários:

Anónimo disse...

As crisálidas ainda vêm "verdes" ou já prontas para eclodir?

Natura disse...

As crisálidas são verdes até ao dia anterior á eclosão. São enviadas, com aproximadamente 3 a 4 dias e como eclodem entre 10 a 15 dias (conforme a temperatura) ainda se esperam alguns dias em casa para se ver o seu explendor.

Anónimo disse...

Pois eu tenho uma crisálida de Charaxes Jasius e já mostra duas pintinhas e sexta vai fazer três semanas desde que se transformou!

Anónimo disse...

Era jiro se uma dia filmasses o teu borbolet´rio com as crisálidas de papilios e a Monarca!